14/05/19

"Riscos da Paisagem" - o risco dos riscos da nossa paisagem






No mês de Maio, a Sulcena desenvolveu uma actividade diferente!
Esta actividade alia duas facetas, já bem conhecidas, da nossa associação - a ecologia e a arte. Assim, com ajuda da artista Margarida Araújo, fomos até ao campo retratar a paisagem, porque ela está a mudar drasticamente.

Segundo os mentores desta actividade, Riscos da Paisagem remete-nos para o desenho, mas também para as monótonas linhas paralelas em que a diversidade, outrora inigualável, do Alentejo circundante da nossa cidade se transformou progressivamente e continua a modificar-se a um ritmo cada vez mais acelerado.

A temática das monoculturas está bem presente no debate actual, no entanto as opiniões ainda se dividem entre o respeito pela biodiversidade/arquitectura natural, a componente económica e o impacto ambiental.

Na Sulcena, queremos promover sempre um diálogo livre e esclarecido, com respeito a todas as opiniões e a Riscos da Paisagem surge como mais uma actividade que fomenta a atenção e reconhecimento para esta temática. O que é certo é que, ao observar os desenhos que resultaram do estudo realizado, mesmo pelos mais jovens artistas, podemos claramente ver este imperialismo dominante da recta paralela na paisagem de hoje.

Apenas nos resta ficar a pensar se as próximas gerações vão acreditar se lhes contarmos que, há muito tempo, a floresta mediterrânica era um bioma de elevada riqueza, comportando choupos, faias, chaparral, oliveiras, estevas e muito mais.

Um OBRIGADO a todos os participantes, em especial à Margarida Araújo pela sua disponibilidade e ajuda, aqui fica a galeria com todos os trabalhos realizados nesse dia 4 de Maio. Esta galeria não é estática e ficaremos a aguardar os trabalhos de todos aqueles que quiserem reflectir sobre esta situação.

Diga-nos o que acha desta temática na caixa de comentários e não se esqueça de subscrever a nossa página no facebook!

Sem comentários:

Enviar um comentário